quinta-feira, 30 de julho de 2009

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Encontro 12


Data: 15/07/2009
Discussão da atividades das Unidades 11 e 12, do TP 3 e dos textos de Referências.

A princípio houve a apresentação dos textos de referência do TP 3. Cada grupo apresentou o seu.
O primeiro texto “Aprender e ensinar geometria: um desafio permanente” foi apresentado pela professora cursista Ilda, que fez a explanação sobre o tema e trouxe uma folha xerox “A arte e a geometria. Os lindos mosaicos de Escher” e apresentou slides mostrando a geometria no dia-a-dia.
O texto “A história da matemática no seu ensino” foi apresentado pela professora cursista Sônia, mostrando sua importância, e com xerox de alguns textos de livros didáticos onde contempla o referido tema, e como podemos inserir em nossas aulas.
O grupo que ficou responsável pelo texto “Teoria das situações didáticas” não compareceu e eu fiz o comentário do mesmo.
“O professor de matemática pesquisador” foi exposto pelas professoras cursistas Eliz Regine e Madalena, onde uma fez através de perguntas e respostas, e a outra pesquisou em outros livros e na Internet mostrando alguns autores que falam sobre o tema. Em todos os temas houve muita interação entre os cursistas com discussões e exemplos de atividades e situações onde ilustra cada texto.
Abordamos uma discussão da unidade 12 falando da situação-problema e transposição didática observando a atividade 14.


Como estamos encerrando essa primeira etapa pedi aos cursistas que fizessem uma avaliação por escrito a qual eu entreguei uma folha com as seguintes perguntas para serem respondidas:
1- Faça um comentário dos pontos positivos do GESTAR II.
2- Faça um comentário dos pontos negativos do GESTAR II.
3- Que sugestões você pode dar para melhorar nossos encontros.
4- O que mudou na sua prática pedagógica após ter iniciado os estudos do GESTAR II?
5- Como você avalia o seu desempenho no GESTAR II?
Depois assistimos o vídeo “O Mestrel” de Shakespeare, fizemos uma reflexão e comentários.
Tivemos uma confraternização com refrigerantes, salgados e torta, ao som das músicas de matemática que recebi dos formadores de outra cidades.
Entreguei aos cursistas uma mensagem com uma régua personalizada com o GESTAR II e meu nome.
Marcamos para dia 05/08/2009 o nosso próximo encontro com a oficina da unidade 13. Pedi para eles estudarem a unidade 13 e planejar a transposição didática.
Posted by Picasa

Encontro 11

Data: 08/07/2009
Sessão Coletiva 6, TP 3 – Unidade 11

O encontro começou com os planos de ensino e relatos de experiências. Os professores disseram que estão muito ocupados pois estão aplicando provas e dando recuperação, fechando os diários, corrigindo trabalhos,e que esta semana não foi possível aplicar nenhum plano de ensino do GESTAR II. Mas os professores que abraçaram o programa do GESTAR II estão satisfeitos com os resultados de seus alunos. Teve professor que trouxe o portfólio para mostrar como estão fazendo.
Fizemos um comentário da unidade 11 antes de iniciarmos a oficina.
A professora cursista Luciana entregou aos colegas uma xerox da “Poesia Matemática” de Millôr Fernandes e contou que trabalhou essa poesia com seus alunos. Uma outra professora cursista Madalena, disse que também já trabalhou a mesma e que além de usar a parte matemática ela também fez um trabalho com o tema transversal “Sexualidade”, e que foi ótimo.
Iniciamos a sessão coletiva 6 – parte A com a leitura oral da mesma e procurando interpretar cada pergunta. Depois sugeri aos professores cursistas que reunissem em grupos para fazer as atividades propostas.

Os professores discutiram muito o assunto do texto “Consciência Ecológica” e ao responderem as perguntas também houve muita interação e troca. Eles elaboraram um questionário para fazer a pesquisa e pediram para 10 pessoas responderem. Em seguida montaram uma tabela, diagrama e gráficos. Os grupos preferiram usar o critério de classificação que esta no TP 3. Um grupo teve dificuldade em classificar o que era consciência e o que era comportamento ecológico por causa das perguntas que foram elaboradas por eles. Esse mesmo grupo pediu para ir até o computador e fez uma pesquisa na Internet e montou o gráfico no programa Excel. Já o outro grupo teve mais facilidade ao fazer a tabela, diagramas e gráficos.
Durante a oficina fui direcionando os grupos para a atividade.
Pedi aos professores que fizessem uma apreciação dos AAA tanto do aluno como do professor, comentando as atividades propostas nos mesmos.
Terminamos o encontro passando a tarefa do próximo encontro. Dividi a turma em grupos e pedi para cada grupo preparar um texto de referência do TP 3 para ser apresentado aos demais professores cursistas, e que estudassem a unidade 12 do TP 3.


Posted by Picasa

Encontro 10

Data: 01/07/2009
Discussão das atividades das Unidades 9 e 10, do TP 3 e dos Textos de referência.

Iniciamos o encontro com o vídeo “O Saber e o Sabor” e depois fizemos uma reflexão e questionamentos sobre o mesmo.
Conversando sobre o plano de ensino cada professor expôs o que está trabalhando na sua sala de aula, explicando como os alunos estão gostando. Alguns professores disseram que pensaram em aplicar apenas uns dois ou três planos de ensino do GESTAR II, mas que estão gostando tanto que já aplicaram mais.
Os professores cursistas que realmente abraçaram o programa GESTAR II, deram o depoimento dizendo que no início achavam muito difícil, mas que agora já estão gostando muito e que não veem dificuldade.
Sugeri aos professores que fizessem a atividade 2 do AAA 3 - aula 4- página 23. Observamos que a atividade parece fácil mas que os alunos terão dificuldades, pois eles ficarão em dúvida, e que até nós professores às vezes ficamos.
Comentamos que não podemos deixar nossos alunos falarem os nomes da figuras geométricas errados, como por exemplo: esfera de círculo, cubo de quadrado; precisamos orientá-los.
Falei novamente do planejamento, que podemos aplicar o GESTAR II e abandonar a ordem imposta pelo livro didático ou planejamento e anotando o que já foi trabalhado. Devemos explorar ao máximo situações-problema e que seja o mais próximo possível da realidade do aluno e que essa prática despertará bastante o interesse.
Mostrei slides de imagens arquitetônicas que podemos explorar ao iniciarmos o estudo de geometria.
Foram feitos questionamentos entre figuras semelhantes e congruentes, pois alguns cursistas estavam com dúvidas.
Trabalhamos a atividade 5 do TP 3, página 86. Deixei que os cursistas chegassem às conclusões.
Surgiu a dúvida o que seria ângulo sólido. Então fizemos uma pesquisa na Internet para solucioná-la.

Através da sugestão do TP 3 página 94, “Descobrindo quais são os poliedros regulares”, seguimos todos os passos e desenvolvemos a atividade até a página 98. Foi ótimo. Muitos cursista falaram que irão aplicar com seus alunos.
Tinha preparado através de pesquisa na Internet no endereço: www.youtube.com/ sobre poliedros, onde um professor explica como montar poliedros regulares com varetas de churrasco e cola. Mas foi muito interessante, antes que eu mostrasse para os cursista uma professora já tinha preparado tudo, aplicado com seus alunos e trouxe para o encontro todo o material e aplicou com os professores cursista, mostrando como ela fez com os seus alunos. Foi um momento único, pois ela não sabia que eu havia preparado essa oficina para eles.
Fizemos uma discussão sobre a transposição didática e maquetes, observando que ao construirmos uma ponte estamos usando uma escala.
Terminamos com a tarefa para estudar a unidade 11 do TP 3 e planejar a transposição didática.
Posted by Picasa

Encontro 9




Data: 24/06/2009
Sessão Coletiva 5, TP 3 – Unidade 9

O encontro começou bastante animado, fizemos um comentário da unidade 9 e iniciamos a oficina.
A atividade 1 da oficina que era criar um poliedro bem diferente dos usuais, os professores foram muito criativos. Desenvolvemos as atividades, os professores acharam muito difícil a elaboração do esboço e da maquete da piscina.
Fizeram o comentário que os alunos aprendem os conceitos construindo.
Na discussão da transposição didática e a construção do caleidociclo, foi ótima. Os cursistas comentaram o que poderiam trabalhar além do que está programado na oficina, adequar outras atividades como: área de cada quadrado, total das áreas dos quadrados de mesma cor, área de triângulos, perímetro, etc. Terminamos a oficina e fizemos o comentário dos planos de ensino.
Os cursistas reuniram em grupos e fizeram um plano de ensino relativo a unidade 9, usando também o AAA.
Ao finalizarmos passei para casa o estudo da unidade 10 do TP 3 e planejar a transposição didática.
Posted by Picasa

Encontro 8




Data: 17/06/2009
Discussão das atividades das Unidades 7 e 8, do TP 2 e dos Textos de Referência

Ao iniciarmos o encontro apreciamos slides “Números”, que mostram os números e os ângulos.Fizemos um comentário e passamos para os planos de ensino havendo uma troca de experiência entre todos.
Seguindo a nossa programação discutimos as unidades 7 e 8, fazendo comentários das atividades.
Percebo professores envolvidos e que estão desenvolvendo as atividades com seus alunos, montando murais com as mesmas, fotografando e motivados com o GESTAR II. Mas também vejo outros desinteressados, mas procuro motivá-los, pois acredito no programa.
Esta semana estamos terminando o TP 2. Considerei muito importante falar dos textos que estão nele, por isso ale de já ter feito a discussão dos mesmos planejei slides da “Avaliação em Matemática” que considero importantíssimo. Foi muito proveitoso, pois durante a apresentação eram feitas inferências dos mesmos e cada professor explanava seu ponto de vista.
Como os cursistas estão sempre me falando que estão com dificuldades de redigir o plano de ensino, programei a seguinte atividade: dividir a turma em pequenos grupos e cada grupo sugeri que elaborasse um plano de ensino das unidades 7 ou 8, e que também usassem os AAA 2.
Depois fizemos a socialização e o comentário com toda a turma.
Para o próximo encontro estudar a unidade 9 do TP 3 e planejar a transposição didática.

Encontro 7



Data: 10/06/2009
Sessão Coletiva 4, TP 2 – Unidade 7

Socializamos novamente a situação-problema feita como jornal, de apenas um grupo que estava ótima, tirando algumas dúvidas dos outros professores.
Em seguida os professores mostraram seus planos de ensino e relataram o que estão desenvolvendo com seus alunos. Como sempre a troca de experiência é muito rica.
Logo após fizemos uma reflexão dos livros didáticos adotados, provas Brasil, ENEN, descritores de matemática, o CBC de Minas Gerais com o GESTAR II de matemática, e chegamos a conclusão que todos estão coerentes, e que podemos aplicar este Programa sem receio.
Introduzimos a oficina com todo o material necessário para desenvolvê-la.
Fizemos as atividades propostas e a discussão das mesmas. A atividade 4 os cursistas tiveram dúvidas pois não estavam conseguindo desenvolvê-la.
Ao final os professores fizeram o relatório da aula e passei a unidade 8 para eles estudarem e fazerem a transposição didática e o socializando o conhecimento. Sugeri também que eles observassem no AAA 2 se há alguma atividade que pode ser inserida no plano de ensino.

Posted by Picasa