terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ENCONTRO 4 – MÓDULO 2







DISCUSSÃO DAS UNIDADES 15 E 16 – TP4 E DOS TEXTOS DE REFERÊNCIA

Explorando conceitos matemáticos em uma discussão sobre o trânsito inclusivo



DATA: 23/09/2009


Iniciamos o nosso encontro com acolhimento e boas vindas.
Comentamos os portfólios novamente e entreguei-os aos cursistas. Socializamos as transposições didáticas, onde cada um contribuiu com sua vivência.
Discutimos o projeto e alguns professores comentaram que já estão colocando em prática.
Apresentei aos professores cursistas um vídeo com a música do teorema de Pitágoras e entreguei a letra da mesma. Logo após entreguei a “Poesia Matemática” de Millôr Fernandes onde fizemos a leitura e discussão observando que nos versos “Sou a soma do quadrado dos catetos, mas pode me chamar de Hipotenusa”, alguns professores cursistas disseram que poderia ter sido “Hipotenusa ao quadrado”, pois de acordo com a fórmula desta maneira fica errado. Alguns professores disseram que é apenas uma poesia.
Prosseguimos nossa oficina assistindo mais dois vídeos: um da TV escola e outro do telecurso sobre o Teorema de Pitágoras. É relevante o uso das novas tecnologias, e nós professores desse novo processo educacional precisamos interagir, desenvolvendo e adquirindo conhecimentos e habilidades para atuarmos em nossas aulas de maneira segura a fim de motivarmos nosso educando de forma diferenciada para aprendizagem.
Os professores cursistas fizeram a demonstração do teorema de Pitágoras usando papel milimetrado e papel colorido, fazendo recortes e colagens.
Desenvolvemos a atividade 17 da página 203 – Transposição didática, onde os professores cursistas disseram que essa atividade é um pouco difícil para ser desenvolvida em sala de aula, pois as turmas geralmente são compostas com mais de trinta alunos, e que colocar a caneta junto do transferidor que dependo da maneira que olhamos a medida pode mudar.
Fizemos comentários, discussões e observações das unidades 15 e 16 juntamente com os AAAs do professor e aluno. Resolvemos as atividades 11, 12, 13,14 e 15 da unidade 16. Socializamos e concluímos que é importante e fácil desenvolvê-las com nossos alunos.
Refletimos sobre os textos de referência das referidas unidades.
Encerramos com a confirmação do próximo encontro par dia 30/09/2009 e tarefa de estudo da unidade 17 do TP e transposição didática.