quarta-feira, 29 de julho de 2009

Encontro 12


Data: 15/07/2009
Discussão da atividades das Unidades 11 e 12, do TP 3 e dos textos de Referências.

A princípio houve a apresentação dos textos de referência do TP 3. Cada grupo apresentou o seu.
O primeiro texto “Aprender e ensinar geometria: um desafio permanente” foi apresentado pela professora cursista Ilda, que fez a explanação sobre o tema e trouxe uma folha xerox “A arte e a geometria. Os lindos mosaicos de Escher” e apresentou slides mostrando a geometria no dia-a-dia.
O texto “A história da matemática no seu ensino” foi apresentado pela professora cursista Sônia, mostrando sua importância, e com xerox de alguns textos de livros didáticos onde contempla o referido tema, e como podemos inserir em nossas aulas.
O grupo que ficou responsável pelo texto “Teoria das situações didáticas” não compareceu e eu fiz o comentário do mesmo.
“O professor de matemática pesquisador” foi exposto pelas professoras cursistas Eliz Regine e Madalena, onde uma fez através de perguntas e respostas, e a outra pesquisou em outros livros e na Internet mostrando alguns autores que falam sobre o tema. Em todos os temas houve muita interação entre os cursistas com discussões e exemplos de atividades e situações onde ilustra cada texto.
Abordamos uma discussão da unidade 12 falando da situação-problema e transposição didática observando a atividade 14.


Como estamos encerrando essa primeira etapa pedi aos cursistas que fizessem uma avaliação por escrito a qual eu entreguei uma folha com as seguintes perguntas para serem respondidas:
1- Faça um comentário dos pontos positivos do GESTAR II.
2- Faça um comentário dos pontos negativos do GESTAR II.
3- Que sugestões você pode dar para melhorar nossos encontros.
4- O que mudou na sua prática pedagógica após ter iniciado os estudos do GESTAR II?
5- Como você avalia o seu desempenho no GESTAR II?
Depois assistimos o vídeo “O Mestrel” de Shakespeare, fizemos uma reflexão e comentários.
Tivemos uma confraternização com refrigerantes, salgados e torta, ao som das músicas de matemática que recebi dos formadores de outra cidades.
Entreguei aos cursistas uma mensagem com uma régua personalizada com o GESTAR II e meu nome.
Marcamos para dia 05/08/2009 o nosso próximo encontro com a oficina da unidade 13. Pedi para eles estudarem a unidade 13 e planejar a transposição didática.
Posted by Picasa