domingo, 10 de janeiro de 2010

ENCONTRO 10 – MÓDULO 2









SESSÃO COLETIVA 12 – UNIDADE 23 – TP 6 E
DISCISSÃO DAS ATIVIDADES DAS UNIDADES 23 E 24 DO TP 5 E DOS TEXTOS DE REFERÊNCIA

Alimentação e Saúde

Estudos de fenômenos sociais cotidianos – função linear

DATA: 11/11/2009

Iniciamos com muita alegria, pois discutiremos as duas últimas unidades do TP 6, e isso é motivo de grande satisfação, pois apesar das dificuldades enfrentadas como: tempo de estudo, mudanças de posturas e outras, estamos conseguindo chegar ao final do nosso curso . Os professores falaram da mudança acontecida após os estudos do GESTARII. Quanto eles aprenderam e que os alunos ficam motivados quando as aulas são planejadas com as atividades do GESTARII.
Comentamos os planos de ensino e a transposição didática. Discutimos os projetos orientando-os quanto ao esboço e aplicação, pois alguns professores cursistas já aplicaram, outros só começaram.
Discutimos a sessão coletiva 12 da unidade 23 do guia do formador. Preparei para esse encontro uma oficina tendo como base a transposição didática das páginas 142 a 147, onde construímos uma balança usando o seguinte material: garrafa pet, cabide de madeira, pratos de isopor, cordão, fita adesiva, ganchinhos e argola de metal. Após a construção realizamos atividades pesando diversos materiais como: pregos, balinhas, pedrinhas, tampinhas, etc. Estas atividades foram direcionadas para serem aplicadas com o aluno.
Logo após realizamos a atividade 10 das páginas 185 e186, onde fizemos o experimento com o copo de água e as bolinhas, e tivemos a oportunidade de observamos à relação proporcional entre o nível da água e o número de bolinhas colocadas no copo e de retomarmos ao conceito de variável dependente e independente. Sabemos que atividades como estas quando levadas para a sala de aula desperta a curiosidade e interesse dos alunos motivando-os a construir o conhecimento de maneira agradável.
Retomamos as unidades 23 e 24 discutindo e comentando os conteúdos e atividades como aplicá-los na sala de aula, inclusive as atividades do AAA.
Abordamos os textos de referência “Algumas concepções sobre o ensino-aprendizagem da matemática e Matemática, Linguagem e comunicação”. Foram feitas diversas observações e comentários o qual ficou explícito que a discussão destes textos levaria mais tempo, pois o assunto requer uma maior reflexão.
Ao finalizarmos deixei claro que o próximo encontro será dia 18/11/2009 com a entrega dos portfólios ou memorial, e dos projetos, no qual faremos uma auto-avaliação do nosso estudo.