domingo, 10 de janeiro de 2010

ENCONTRO 9 – MÓDULO 2



SESSÃO COLETIVA 11 – UNIDADE 21 – TP 6 E
DISCISSÃO DAS ATIVIDADES DAS UNIDADES 21 E 22 DO TP 5 E DOS TEXTOS DE REFERÊNCIA

A Álgebra como ferramenta humana

Migração – a busca do sonho

DATA: 04/11/2009

Começamos nosso encontro discutindo os planos de ensino que estão sendo aplicados na sala de aula e quanto os alunos estão gostando dessas aulas diferenciadas e ficam perguntando quando terão mais aulas desse jeito.
Conversamos sobre os projetos, como está o andamento de cada um, e tirei algumas dúvidas.
Comentamos a unidade 21 “A álgebra como ferramenta humana, Frações e Frações Algébricas”. Resolvemos a situação-problema proposta, adaptada do livro “O homem que calculava”, de Júlio César de Mello e Souza (Malba Tahan). Foi excelente, pois havíamos assistido um teatro apresentado pelo um grupo de São Paulo no Seminário de Educação Matemática do Pontal, do qual participamos. A troca de experiência foi muito proveitosa.
Prosseguimos resolvendo a atividade 8 “Problema escrito no túmulo de Diofante”, e depois comentamos o método da inversão para resolver problemas. Fomos para a atividade 9, problema formulado por Ariabata , o da formosa jovem de olhos radiantes. Nesta unidade fizemos uma discussão bem detalhada em todos os tópicos, inclusive no texto de referência “O sentido do símbolo. Atribuindo um sentido informal à matemática formal”.
A seguir discutimos a unidade 22, “Migração- a busca do sonho”. Após fazermos o comentário de toda a unidade e do texto de referência “Explorando a Geometria da orientação e do deslocamento”, os professores disseram que essa unidade seria muito interessante ser desenvolvida toda com os alunos, começando com a situação-problema da família Lima, na atividade 1 até as sugestões da transposição didática. Que gostaram muito do estudo que realmente não aprendemos a geometria necessária na nossa formação. No TP 6 diz: “ è preciso então que busquemos formas de superação destas lacunas em nossa formação e que enfrentemos o desafio de criar e selecionar atividades que venham a ser significativas para o aluno.”
Finalizamos o encontro passando a tarefa par o próximo encontro dia 11/11/2009, que será o estudo das unidades 23 e 24.