domingo, 10 de janeiro de 2010

ENCONTRO 6 - MÓDULO 2




DISCUSSÃO DAS UNIDADES 17 E 18 DO TP 5 E DOS TEXTOS DE REFERÊNCIA


Matemática e interações sociais


DATA: 07/10/2009




“Quando quero falar com Deus...” música de Roberto Carlos, essa foi à mensagem através de slides que começamos nossa reunião. Estamos finalizando o terceiro bimestre escolar, aplicando provas, fechando os diários de classe; por esse motivo os professores estão muito cansados com tanta atividade, então nesses momentos precisamos parar refletirmos e pedirmos forças a Deus nessa caminhada.
Nossa reunião foi bastante proveitosa, com muita troca de experiências. Discutimos a unidade 18 e voltamos na unidade 17. O tema “Pluralidade e relações sociais” chamou bastante atenção e tivemos a oportunidade de observarmos quanto a matemática pode ajudar a melhorar os relacionamentos na sala de aula e na vida pessoal de cada um, trazendo essas discussões para o contexto escolar, e podendo juntamente com isso trabalharmos com nossos alunos os conceitos matemáticos.
Sabemos que essas discussões quando levadas para a sala de aula nossos alunos gostam muito, pois alguns vivem isso no dia-a-dia.
Observamos que o conteúdo “Contagem” nós professores exploramos muito pouco na sala de aula e que precisa ser mais trabalhado com nossos educandos. E que às vezes algo que parece tão simples para nós, para eles é muito difícil.
Sugeri aos professores cursistas que fizéssemos a atividade 9 com todos os registros. A seguir as atividades da transposição didática foram realizadas usando material concreto e fomos socializando mostrando slides e discutindo os conceitos matemáticos e currículo em rede. Prosseguindo discutimos os textos de referência em especial Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio.
Houve troca de experiências de atividades que os professores cursistas estão realizando na sala de aula.
Conversamos sobre os “Projetos”, como está o andamento de cada um. Alguns professores já estão terminando, outros ainda começando. Mas tudo está caminhando bem.
Finalizamos a nossa reunião pedindo aos cursistas que estudem as unidades 19 e 20 para o próximo encontro e deixando um pequeno trecho do texto de referência para refletirmos: