domingo, 10 de janeiro de 2010

ENCONTRO 8 – MÓDULO 2

SESSÃO COLETIVA 10 – UNIDADE 19 DO TP 5 E
DISCISSÃO DAS ATIVIDADES DAS UNIDADES 19 E 20 DO TP 5 E DOS TEXTOS DE REFERÊNCIA


Explorando conceitos matemáticos em uma discussão sobre a reutilização e o uso de novas tecnologias

Os triângulos na vida dos homens – congruência de Triângulos


DATA: 28/10/2009


Iniciamos nosso encontro com acolhida e boas vindas, comentando a semana da matemática da FACIP/UFU.
Discutimos os planos de ensino e o que esta sendo aplicado na sala de aula. Prosseguimos nossa discussão com os projetos que estão em andamento. Dentre as várias atividades realizadas estão; jogos matemáticos envolvendo tabuada, estudo de frações, temas transversais como o meio ambiente, reciclagem de lixo.
A seguir começamos a oficina com os números primos, comentamos a unidade 19, a situação-problema e sugeri aos cursistas que resolvessem as atividades 6, 8 e 12. Deixamos para um próximo encontro o uso da planilha eletrônica para fazermos a tabela e o gráfico.
Falamos da importância das novas tecnologias no ensino da matemática e dos softwares que podemos usar como: Geogebra, Cabri-geométre, Geometricks, Régua e Compasso, Zul. Os cursistas ficaram bastante interessados em aprender.
Discutimos o texto de referência, ”Educação Matemática e Informática: caminho e utopias de inclusão”.
Prosseguimos com a discussão da unidade 20, comentando a importância dos triângulos, os casos de congruência, isometria (translações, rotações e reflexões). Construímos o “artefato engenhoso” e fizemos a atividade 5 . Comentamos o articulando o conhecimento, onde fala de teorema, hipótese, tese, axiomas e postulados.
Voltamos ao estudo de fractais, construindo o Triângulo de Surpenski.
As transposições didáticas das duas unidades observamos o que pode ser trabalhado com os alunos.
Solicitei aos professores cursistas que observassem o AAA5 e a transposição didática das duas unidades com o intuito de saber quais atividades podemos levar para nossos educandos.