quarta-feira, 29 de julho de 2009

Encontro 10

Data: 01/07/2009
Discussão das atividades das Unidades 9 e 10, do TP 3 e dos Textos de referência.

Iniciamos o encontro com o vídeo “O Saber e o Sabor” e depois fizemos uma reflexão e questionamentos sobre o mesmo.
Conversando sobre o plano de ensino cada professor expôs o que está trabalhando na sua sala de aula, explicando como os alunos estão gostando. Alguns professores disseram que pensaram em aplicar apenas uns dois ou três planos de ensino do GESTAR II, mas que estão gostando tanto que já aplicaram mais.
Os professores cursistas que realmente abraçaram o programa GESTAR II, deram o depoimento dizendo que no início achavam muito difícil, mas que agora já estão gostando muito e que não veem dificuldade.
Sugeri aos professores que fizessem a atividade 2 do AAA 3 - aula 4- página 23. Observamos que a atividade parece fácil mas que os alunos terão dificuldades, pois eles ficarão em dúvida, e que até nós professores às vezes ficamos.
Comentamos que não podemos deixar nossos alunos falarem os nomes da figuras geométricas errados, como por exemplo: esfera de círculo, cubo de quadrado; precisamos orientá-los.
Falei novamente do planejamento, que podemos aplicar o GESTAR II e abandonar a ordem imposta pelo livro didático ou planejamento e anotando o que já foi trabalhado. Devemos explorar ao máximo situações-problema e que seja o mais próximo possível da realidade do aluno e que essa prática despertará bastante o interesse.
Mostrei slides de imagens arquitetônicas que podemos explorar ao iniciarmos o estudo de geometria.
Foram feitos questionamentos entre figuras semelhantes e congruentes, pois alguns cursistas estavam com dúvidas.
Trabalhamos a atividade 5 do TP 3, página 86. Deixei que os cursistas chegassem às conclusões.
Surgiu a dúvida o que seria ângulo sólido. Então fizemos uma pesquisa na Internet para solucioná-la.

Através da sugestão do TP 3 página 94, “Descobrindo quais são os poliedros regulares”, seguimos todos os passos e desenvolvemos a atividade até a página 98. Foi ótimo. Muitos cursista falaram que irão aplicar com seus alunos.
Tinha preparado através de pesquisa na Internet no endereço: www.youtube.com/ sobre poliedros, onde um professor explica como montar poliedros regulares com varetas de churrasco e cola. Mas foi muito interessante, antes que eu mostrasse para os cursista uma professora já tinha preparado tudo, aplicado com seus alunos e trouxe para o encontro todo o material e aplicou com os professores cursista, mostrando como ela fez com os seus alunos. Foi um momento único, pois ela não sabia que eu havia preparado essa oficina para eles.
Fizemos uma discussão sobre a transposição didática e maquetes, observando que ao construirmos uma ponte estamos usando uma escala.
Terminamos com a tarefa para estudar a unidade 11 do TP 3 e planejar a transposição didática.
Posted by Picasa