quarta-feira, 29 de julho de 2009

Encontro 4

Data:20/05/2009
Discussão das atividades das Unidades 3 e 4. do TP 1 e dos Textos de Referência

Apresentei um vídeo com a mensagem “Grande Axioma da Vida”, a fim de refletirmos. Alguns professores falaram do salário e que estão desmotivados, mas nesta mensagem diz “ ...se você continuar fazendo o que sempre fez vai ganhar o que sempre ganhou...” Continuando o nosso encontro alguns professores disseram que estão aplicando na sala de aula os planos de ensino mas ainda não termiram, outros não estão conseguindo fazer as adaptações necessários no planejamento que já estava pronto. Percebo muita resistência de alguns professores, não conseguem deixar os conteúdos fragmentados para trabalhar o currículo em rede. Procurei sanar as dúvidas do Imposto de Renda que fizemos no encontro anterior conversando com um contador para as devidas explicações, ajudando os cursista nas dificuldades encontradas. Após abordamos a unidade 4 comentando os outros impostos, fazendo uma reflexão da quantidade que nos pagamos dos mesmos. Fizemos uma leitura da situação-problema e discutimos os impostos embutidos. Através de slides estudamos as siglas de todos os impostos encontrados na unidade 4. Comentamos todas as etapas da situação- problema. Em seguida a turma foi dividida em grupos e resolveram a situação-problema da transposição didática construindo gráficos de setores e colunas.
Fizemos uma discussão sobre os gráficos e cálculos, quais os conceitos usados nessa atividade. Cada professor expôs sua opinião. Mais uma vez falei da importância do plano de ensino, mostrando dois modelos que contém os mesmos conceitos da situação-problema de transposição didática. Como estávamos encerrando o estudo do TP , sugeri aos professores que se reunissem formando 4 grupos, e cada grupo seria responsável em fazer a leitura do texto de referência de uma unidade, e apresentar a turma toda para devida socialização. Esses textos são ricos e precisamos de estudá-los. Por isso planejei essa atividade de fechamento. Como não houve tempo de todos grupos se apresentarem, ficaram dois grupos para o próximo encontro. Duas professoras relataram o plano de ensino que estão desenvolvendo com seus alunos. Uma delas aplicou apenas em uma turma, a outra aplicou em todas as turmas que ela trabalha fazendo adaptações para cada ano. Finalizamos pedindo para fazer a leitura da unidade 5 do TP 2, planejar a transposição didática.
Posted by Picasa