quarta-feira, 29 de julho de 2009

Encontro 3

Data: 13/05/2009
Sessão Coletiva 2, TP 1, Unidade 3

Por saber que cada um tem suas limitações e dificuldades mostrei a mensagem no data show “Ninguém é perfeito” e fizemos uma reflexão e comentários.
Entreguei uma folha para os cursista responderem as perguntas do Guia Geral:
- O que você espera do Gestar II como um programa de formação continuada em serviço?
-Em que ele pode ajudar na sua formação como educador?
-Elabore perguntas com as dúvidas que você tem sobre o programa.
Fizemos um breve comentário da unidade 3 e iniciamos a oficina.
A oficina do Imposto de Renda de Pessoa Física foi feita com a tabela progressiva para o cálculo mensal exercício de 2009, ano-calendário 2008, mas houve muita dúvida no 4º e 5º blocos. Fiquei de conversar com um contabilista para sanar as dúvidas e dificuldades no próximo encontro.
A parte B “Discussão da Transposição Didática” foi ótima, passei alguns slides sobre “Fractais”, depois construímos o nosso cartão e fizemos as atividades propostas. Os professores deram outras sugestões de atividades que poderíamos trabalhar com esse cartão, como por exemplo: área e perímetro envolvendo expressões algébricas e medidas com a régua. Foi uma excelente discussão.

Os professores estão sempre comentando que é muito conteúdo para pouco tempo.
Penso eu que um material tão rico precisa realmente ter mais tempo para explorá-lo melhor. Os nossos encontros estão sendo curtos para abordagem de atividades tão ricas.
Percebo que alguns professores de matemática não tem o hábito de leitura e não estão preparados para fazer os planos de ensino, tendo dificuldade de introduzir o GESTAR II no seu planejamento e aplicá-lo na sala de aula.
Apresentei aos cursistas dois planos de ensino como modelo para apreciação.
Observando que todas as discussões foram muito proveitosas.
Ao final marquei para a próxima semana a leitura da unidade 4 do TP1, transposição didática e o socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula.